Loading...

Colônias

Ambiente de cultivo controlado

Aedes aegypti

O chamado ‘mosquito da dengue’ também é vetor de outras doenças graves, como as febres Amarela, Zika e Chikungunya. 

Graças a sua grande capacidade adaptativa e ao tráfico negreiro, estabeleceu-se pelas zonas urbanas dos trópicos, onde põe seus resistentes ovos em pequenas e versáteis quantidades de água pobre em matéria orgânica e sais. 

Apesar de ter sido erradicado no Brasil nos anos 50, é difícil controlá-lo, e dez anos depois o pequeno mosquito listrado de hábitos diurnos voltou a atravessar as fronteiras brasileiras e causar surtos periódicos de dengue e, mais recentemente, febre Zika, doença relacionada a microcefalia em bebês.

Aedes aegypti
Anopheles aquasalis

Anopheles aquasalis

Curiosamente, o nome do gênero responsável pela morte de cerca de 440.000 pessoas por ano em decorrência da malária deriva do grego an, que significa "não" e óphelos , que significa "proveito", e se traduz em "inútil". 

Há cerca de 460 espécies reconhecidas, amplamente distribuídas nas regiões tropicais e subtropicais, mais de 100 delas transmissoras do protozoário causador da malária e da filariose. 

No Brasil, onde são comumente chamados de ‘mosquito-prego’, as espécies importantes na transmissão da malária são A. bellator e A. cruzii, A. darlingi e A. aquasalis. 

Culex quinquefasciatus

Mosquito cosmopolita que coabita as residências humanas por todo o ano, sendo o predominante nas casas brasileiras e mais frequentes nos meses quentes e chuvosos. 

Tem hábitos noturnos e pica preferencialmente enquanto dormimos. 

Elege depósitos artificiais na região peridomiciliar para desova e criação, como fossas, ralos, poços, cisternas e marcas de pneus ou de patas de animais com água parada e poluída. 

No Brasil, é o vetor primário e principal da filariose bancroftiana e vetor secundário do vírus Oropouche, doença com várias epidemias relatadas nos norte do país no início dos anos 90. 

Culex quinquefasciatus

endereço

Avenida Golfinho, 278 - Sobre Loja - Bairro Residencial Aquário Vinhedo/SP - 13.284-036

TELEFONE

(11) 9.7030-2777

email / support

contato@augepesquisas.com.br

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo

Preencha o formulário abaixo para tirar suas dúvidas e em breve um de nossos representantes entrará em contato.

Top